desejo de terras para os filhos dos SR feudais, por q a terra ia sendo dividida pelos filhos...
e muito foi bancado pela igreja q queria reconquistar a parte oriental, pois quantos mais fieis, mais indulgencias para construir o vaticano, a cupula sistina, e tudo o mais. alem de lucra com santos .
Obrigada *-*

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-27T15:39:40-03:00
Além da retomada de Jerusalém, as Cruzadas também proporcionaram o renascimento do comércio europeu. Muitos dos cavaleiros, depois de retornarem do oriente, roubaram cidades e montaram pequenas feiras nas rotas comerciais. Houve, então, um relevante reaquecimento da economia no ocidente. Tais guerreiros também foram responsáveis por inserir novos conhecimentos, com origem do oriente, na Europa, através da influente sabedoria dos sarracenos.
1 5 1
2014-06-27T15:54:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A principal consequência foi a reabertura do Mar Mediterrâneo, que fora bloqueado pelos bárbaros durante toda Idade Média, retomando assim o comércio na Europa, com a formação das Ligas Hanseáticas.