"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade[...] Não há liberdade se o poder judiciario não está separado do legislativo e do executivo[...] Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução da resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadão."(Montesquieu, Do espírito da leis 1748).


O texto acima aborda:

A) A teoria dos três poderes, hoje superada.
B)A teoria dos três poderes que defendeu a centralçização de decisões em um só poder: o executivo.
C) A teoria dos três poderes, na qual se propõe a divisão entre os poderescomo forma de garantir o governante democrático.
D) A teoria do três poderes, que afirma ser o legislativo o poder central e que deve comandar e fiscalizar os demais

1

Respostas

2014-06-28T01:39:39-03:00
Alternativa C. O texto trata exatamente sobre essa temática e defende que se os três poderes ficassem concentrados na mão de somente um grupo ou de um governante, não existira a democracia, pois a não existiria a possibilidade de análise de diveras opiniões a respeito de um mesmo fato.