Respostas

A melhor resposta!
2014-06-27T15:59:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

  
 

Colocando o numero complexo Z=(-3-2i)^2 + 2/i na forma a+bi, onde a e b são números reais, determine o valor da soma a+b.
   
 

 Z=(-3-2i)^2 + 2
                    i
 Z = 9 + 12i + 4i² + 2
                            i

 Z = 9 + 12i +4.(-1) + 2(-i)
                               i.(-i)

Z =  9 + 12i - 4 + 2i
                          
Z = 5 + 14i
 


 a + b = 5 + 14 ==> 19



 







1 5 1
2014-06-27T15:59:44-03:00
Não precisa ter medo. só fazer por partes:

(-3-2i)^2 + 2/i

9 -2*-3*2i + (2i)^2 + -2i

9+12i - 4 - 2i = 5 +10i 

5+10 = 15