A)DdPp – DdPp

b)DDPp – ddpp

c) ddPp – DDPP

d)DDPP - ddppEm tomates,plantas altas são produzidas pela ação de um alelo dominante(D)e plantas anãs,pela ação de um alelo recessivo(d).Além ,um gene dominante(P)produz caules peludos e seu alelo recessivos(p)produz caules sem pêlos.Uma planta alta e peluda é submetida a um cruzamento teste e em F1 todas as plantas obtidas são altas,sendo 50%de caules sem pêlos .Das alternativas abaixo,assinale a que apresenta corretamente os genótipos dos genitores desse cruzamento:
a)DdPp – DdPp

b)DDPp – ddpp

c) ddPp – DDPP

d)DDPP - ddpp

1

Respostas

2014-06-28T16:53:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sabemos que:

Plantas altas : DD ou Dd
Plantas anãs : dd
Plantas peludas : PP ou Pp
Plantas não peludas : pp

O enunciado disse uma planta alta e peluda, por isso, seu genótipo é P_D_. Ela cruzou com outra planta, que não sabemos de nada. Porém, sabe-se o fenótipo dos descendentes, que são todas altas e 50% com pelo e 50% sem pelos.

50% - Altas peludas - D_P_
50% -  Altas não peludas - D_pp

Se todas as plantas que nasceram são altas, suas mães podem ser um homozigoto dominante e a outra homozigoto recessiva

Por isso, uma das plantas que cruzaram é DD e a outra pode ser DD, Dd ou dd.

Agora, na questão da presença de pelos, como 50% das plantas que nasceram eram sem pelos, isso nos mostra que as plantas que cruzaram são Pp e pp, pois:

Pp x pp

    P  p
p Pp pp
p Pp pp

50% Pp peludas
50% pp não peludas.

Por isso, a resposta correta é a alternativa:

b) DDPp x ddpp