Leis de Kichhoff - redes electricas (Desenho da rede em word, em anexo)

Se: E= 16V R2= 2Ω R1= 4Ω
Calcular: I1 ; I2 ; I3

2
no seu esboço só tinha dois resistores, teria que haver mais um resistor para termos três correntes.
ai sim você teria os 16 v da fonte que zeraria a malha, que a lei da malhas diz que a tensão que sai e a mesma que volta sem perda no circuito.
olha só ja fez o paralelo dos resistores e calcula a corrente da fonte
ai depois vo pega essa corrente e divide nos resistores ai voce vai ver a tensão que volta na fonte e vai ter a corrente em cada um deles
Jé verifiquei e voltei a verificar. É assim que está no livro.....

Respostas

2014-06-28T11:33:24-03:00
Neste caso fica difícil pois para uma corrente se dividir em três, deveria Haver três resistores, ou o circuito esta incompleto, ou ache o Req, divide com a tensão, ache a corrente total e divide pelo numero de resistores, divida por dois ache um resultado, e faça como se tivesse três assim um ou outro estará certo.
A melhor resposta!
2014-06-28T13:04:59-03:00
Achando o resistor equivalente(Req) à R1 = 4Ω e R2 = 2Ω e E = 16 V. Temos:
1/Req = 1/R1 + 1/R2  ⇒  Req = R1.R2/(R1 + R2) = 4.2/(4 + 2) = 8/6 = 4/3 Ω
Calculando a corrente elétrica (i)  ⇒  E = Req.i  ⇒  16 = 4/3.i ⇒  i = 12 A (corrente total no circuito). Observando o circuito dado, vemos que a corrente elétrica (i1) que passa pelo resistor R1 é a metade da corrente elétrica (i2) que passa pelo resistor R2, pois a resistência elétrica R1 = 2.R2 ! Então, temos: i = i1 + i2  e  i1 = 16/4 = 4A e
i2 = 16/2 = 8A. 
 
                                Resposta:    i1 = 4 A  e  i2 = 8 A
                                                 Como não existe uma resistência R3, então não                                                    existe i3

 

1 5 1
Ou seja, não é apenas existir o resistor (R3); para haver a corrente elétrica i3, há a necessidade de outra ramificação no circuito, ou seja a corrente total (i) tem que se dividir em três, e não em duas !
E porque aparece R3 no esboço?. A solução do livro refere três resultados. (8;4;4)