Oi... estou com um pouco de dificuldade com FONÉTICA. Poderiam me ajudar? Tenho que resolver essa questão. Alguém me explica?
Grata.

(Uem 2004) Na língua portuguesa, há palavras que recebem acento gráfico, obedecendo a regras da variedade escrita padrão-culta. Assinale a(s) alternativa(s) que adequadamente justifica(m) o acento gráfico das palavras destacadas. 01) "contrário", "vários", "evidências" e "princípios" , assim como "Ciências" e "contínuos" , são algumas das palavras paroxítonas do texto que levam acento gráfico por terminarem em ditongo crescente, seguido ou não de "s".
02) "hipóteses" e "ideológicos" , tal qual "países", "emérito", "benefícios" e tecnológica , são algumas das palavras do texto que, por serem proparoxítonas, levam acento gráfico. 04) O acento gráfico em "Saúde" e em "herói" marca, em ambos os vocábulos, o hiato.
08) Em "Aliás" e "está", o acento gráfico justifica-se porque ambas as palavras são oxítonas terminadas em "a", seguidas ou não de "s".
16) "possível" assim como "moratória" são palavras paroxítonas cujos acentos gráficos se justificam, respectivamente, por terminarem em "l" e em ditongo crescente.
32) "têm" e "vêm" levam acento gráfico para marcarem a terceira pessoa do plural dos verbos "ter" e "vir", respectivamente.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T01:46:16-03:00
01) "contrário", "vários", "evidências" e "princípios"  , assim como "Ciências" e "contínuos"  , são algumas das palavras paroxítonas do texto que levam acento gráfico por terminarem em ditongo crescente, seguido ou não de "s".  (CORRETO)
02) "hipóteses" e "ideológicos"  , tal qual "países", "emérito", "benefícios"  e tecnológica  , são algumas das palavras do texto que, por serem proparoxítonas, levam acento gráfico.  (ERRADO) ( países e benefícios não são proparoxítonas)
 04) O acento gráfico em "Saúde" e em "herói" marca, em ambos os vocábulos, o hiato. (errado) herói é ditongo
 08) Em "Aliás"  e "está", o acento gráfico justifica-se porque ambas as palavras são oxítonas terminadas em "a", seguidas ou não de "s". (CORRETO)
  16) "possível"  assim como "moratória" são palavras paroxítonas cujos acentos gráficos se justificam, respectivamente, por terminarem em "l" e em ditongo crescente. (CORRETO) 
 32) "têm" e "vêm" levam acento gráfico para marcarem a terceira pessoa do plural dos verbos "ter" e "vir", respectivamente.
(CORRETO) Só não acentua quando a vogal é dobrada, no caso do verbo ver - eles veem.
1 5 1