Leia abaixo a frase do sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro:
"Por isso mesmo, o Brasil sempre foi, ainda é, um moinho de gastar dentes. Construímo-nos queimando milhões de índios. Depois, queimamos milhões de negros. Atualmente, estamos queimando, desgastando milhões de mestiços brasileiros, na produção não do que eles consomem, mas do que dá lucro às classes empresariais" (Darcy Ribeiro, O Brasil como problema, Rio de Janeiro, 1995).
De acordo com a frase acima, a produção sociológica brasileira a partir da década de 1950 foi marcada uma tendência: de acordo com isso, assinale a alternativa incorreta:
a) Durante a década de 1950, os sociólogos buscaram estudar o Brasil e suas especificidades principalmente as minorias,como o negro e o índio.
b) Durante a década de 1950, os sociólogos buscaram estudar o Brasil e suas especificidades denunciando as desigualdades sociais.
c) Durante a década de 1950, os sociólogos buscaram estudar o Brasil e suas especificidades, pensando nas relações de domínio e opressão e desenvolvendo o pensamento crítico.
d) Durante a década de 1950, os estudos sociológicos no Brasil estiveram inteiramente dominados pela volta de Getúlio Vargas ao poder, enaltecendo o nacionalismo e o industrialismo desenfreado para o desenvolvimento do país, nada se importando com a questão indígena e raciais.

1

Respostas

2014-06-29T02:37:47-03:00
A  alternativa é a D,já que pede-se a incorreta,nessa época os sociólogos deram importância a questão dos grupos sociais citados .

Resposta:D