Olá, boa tarde.

Tenho a seguinte frase: " Escutai esta música".
Qual a classificação do sujeito? Possui núcleo? Obrigada.

2
Responda a pergunta do verbo. É pra quem escutar a música?
A pergunta seria: "quem está ouvindo a música?"
Não é, não, pois ninguém está escutando. Você está mandando escutar. Está mandando quem escutar?
Aline, o sujeito é vós pois está na desinência verbal. O verbo está no imperativo - Escutai vós. Você mesma diz no seu comentário: "Responda a pergunta do verbo. É pra quem escutar a música?" - é para quem escutar a música? VÓS (sujeito)

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T14:49:18-03:00
Escutai esta música
"Escutai vós" O vós está oculto, você só sabe por causa da flexão do verbo que está no modo imperativo, na primeira pessoa do plural. Portanto SUJEITO OCULTO VÓS. Sujeito oculto não tem núcleo, não há necessidade porque ele está implícito na desinência do verbo por isso também é chamado de sujeito desinencial, ou ainda pode-se considerar ele próprio.
1 5 1
Perfeito ! Classificar o "sujeito" não é tarefa fácil ! Até no 3º grau, encontra-se dificuldades para classificá-lo. Valeu e bom domingo !
Sempre às ordens, a língua portuguesa é uma paixão...
Verdade !
2014-06-29T15:16:20-03:00
O sujeito é desinencial (antigo sujeito oculto), e sim possui núcleo que é vós.