Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T14:04:40-03:00
Oxítonas - computador, Pará, café, armazém, cipó, cajá, amor, você, curió, maracujá;

Paroxítonas - táxi, lápis, ímã, vírus, lousa, fácil, néctar, flúor, níquel, têxtil;

Proparoxítonas - ângulo, cônjuge, antídoto, ágape, rubéola, máquina, árvore, médico, Angélica, pêssego.
3 5 3
2014-06-29T14:18:30-03:00
PAROXÍTONAS: A maioria das palavras na nossa língua é paroxítona, por exemplo: mesa, cadeira, casa, bandeira, jogo, copiadora, impressora, escola, professora, lousa, aluno, estrela, brasa, restaurante...
PROPAROXÍTONAS: Todas as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima, são chamadas de proparoxítonas, com um detalhe, que a faz fácil de ser identificada: São acentuadas sem exceção.
Cândida, tímpano, excêntrico, tétrico, síncope, árvore, patético, trágico, cômico, síndrome, pântano, México, romântico...
OXÍTONAS: Toda palavra cuja sílaba tônica é a última: Portugal, Brasil, Pelé, café, ninguém, pantanal, resolver, comer, você, amor, Jesus.
AGORA OBSERVE PARA ENTENDER: México é proparoxítona, mas MEXICANO é oxítona. / Portugal e português são oxítonas, mas portuguesa é paroxítona. 
1 5 1