Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T16:32:27-03:00
Sistema definido por Landsteiner quando este percebeu que se misturasse sangue de indivíduos  diferentes algumas vezes o sangue aglutinava. Então ele descreveu três diferentes tipos sanguíneos A, B e O. O tipo AB foi definido posteriormente por De Costello e Starli.
O sangue do tipo A apresenta o aglutinogênio A que entra em reação com o sangue B que apresenta o aglutinogênio B. O sangue do tipo O não apresenta aglutinogênio de nenhuma natureza, pois isso não apresenta reação com os outros tipos sanguíneos. E o sangue do tipo AB apresenta o aglutinogênio dos dois tipos.


2 5 2
2014-06-29T20:22:52-03:00
Os grupos sangüíneos são determinados pela presença de diferentes antígenos na membrana das hemácias . Antígenos são proteínas, glicoproteínas ou glicolípides, capazes de provocar uma resposta imunológica. 

Atualmente conhece-se mais de 250 antígenos agrupados em 23 SISTEMAS DE GRUPOS SANGÜÍNEOS. 
Os sistemas mais conhecidos e os de maior importância tranfusional são os sistemas ABO e RH. 

Sistema ABO 
A presença ou ausência dos antígenos A e B determinará a classificação sangüínea ABO de um indivíduo.