Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T22:15:56-03:00
Vamos inicialmente calcular os oito termos para depois definirmos o produto. Para isso necessitamos descobrir a razão da P.G.. Façamos da seguinte forma:

q= \frac{a_{2}}{a_{1}} \\ \\ q= \frac{ \frac{1}{4} }{ \frac{1}{8} } \\ \\ q=  \frac{1}{4}* \frac{8}{1} \\ \\ q= \frac{8}{4} \\ \\ q=2

Já temos três termos  \frac{1}{8} ,  \frac{1}{4} ,  \frac{1}{2} seguimos multiplicando a razão pelo termo anterior para descobrir o próximo:

 \frac{1}{2} *2= 1 \\ 1*2=2 \\ 2*2=4 \\ 4*2=8 \\ 8*2 =16

Agora que temos os oito primeiros termos basta multiplica-los para obter o produto:
 \frac{1}{8}* \frac{1}{4}* \frac{1}{2} * 2* 4* 8* 16 \\ \\ \frac{1024}{64}=16

Assim obtemos o produto dos oito primeiros termos como sendo 16
3 4 3
vc multiplicou 255 por 8
sendo que só é para multiplicar por 1 e conservar o denominador
dificilmente os termos de uma P.G. em forma de fração resultará em um número inteiro
eu tinha feito mmc
kkk, não precisa ;D
2014-06-30T15:38:20-03:00
Manoela,

Você quer o produto dos 8 primeiros termos:

 \frac{1}{8} . \frac{1}{4} . \frac{1}{2} . \frac{1}{1} .  \frac{2}{1} . \frac{4}{1} . \frac{8}{1} . \frac{16}{1}  

Vou cortando  \frac{16}{8}=2


  \frac{8}{4} =2


 \frac{4}{2} =2


 \frac{2}{1} =2



2 x 2 x 2 x 2 = 16







1 5 1