Respostas

2014-06-30T00:31:16-03:00
Tem origem nos desenhos de rebeldes na Guerra dos Farrapos, mas sem o escudo de armas. As cores da bandeira não tem um significado definido.
1 5 1
Olá, obrigada! Sabe me dizer mais alguma coisa sobre ela? preciso de todas informações possiveis.
2014-06-30T16:04:50-03:00
Cidreira é uma cidade localizada no litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e considerada um das praias mais antigas do estado para veraneio.É juntamente, com Balneário Pinhal, a praia mais próxima da capital,  Porto Alegre. Hoje, apesar de demonstrar um pífio destaque junto ao turismo estadual e nacional, já foi uma das praias mais populares e frequentadas do Rio Grande do sul, que gozava de grande prestígio turístico.Teve importância naval pois possui um farol, que já é centenário;possui grande destaque na pesca, justamente pelo seu extenso mar, sua plataforma de pesca,  suas três lagoas e seus inúmeros banhados; tem apresentado esforços para se destacar em turismo, música, cinema. É no seu território que está o polêmico estádio Sessinzão, que foi construído com capacidade para 17.000 pessoas, quando a cidade possuía pouco mais de 8.000 habitantes.
Localizada aparentemente na divisão entre a pequena península do Rio Grande do Sul e os demais municípios do Litoral Norte gaúcho, Cidreira é composta por 5 bairros oficiais: SalinasNazaréCentroIldo Meneghetti e Costa do Sol, sendo que existem também os bairros e regiões não oficiais, tais como o Parque dos Pinus, o Bairro da Antena, a Fortaleza e as Cabras. Com uma população que,  atinge 12.668 habitantes, distribuídos em uma área pouco maior que o município de Canoas, Cidreira é uma das cidades menos povoadas de todo o Litoral Gaúcho,sendo considerada um Centro Local, e uma Cidade-fantasma, pois no período no entorno de março até dezembro, a cidade fica deserta, com mais da metade das suas casas desabitadas, que pertencem em sua maioria a veranistas.
O Território de Cidreira já era habitado por indígenas muito antes da chegada do homem branco,23 depois servindo para passagem de colonizadoresbandeirantes e tropeiros. A cidade tem suas origens na doação da sesmaria de Cidreira para Manuel Pereira Franco, doação esta feita pela Coroa de Portugal, em 1767.O território passa por diversas mãos, devido a sonegação de impostos e outros motivos. Em 1800 há registros de que recebia seus primeiros veranistas. Já pertenceu aos municípios de Santo Antônio da PatrulhaOsório e Tramandaí. Conquista definitivamente sua emancipação em maio de 1988.
Cidreira é bastante conhecida entre os gaúchos, porém o destaque turístico maior fica para outras praias populares no litoral norte do Rio Grande do Sul, como TramandaíXangri-láCapão da CanoaTorres, dentre outras. Mesmo assim, há quem valorize Cidreira, divulgando os pontos positivos da cidade, dentre os quais destaca-se a beira da praia, que é praticamente deserta no inverno, o que é muito valorizado por aposentadospescadoressurfistas, assim como moradores e turistas que preferem a paz e tranquilidade à agitação. Outro aspecto destaque de Cidreira é a construção civil, pois a cidade encontra-se em meio a processo de urbanização, ainda em estágios iniciais. Os ônibus urbanos têm apenas dois trajeto, e o principal é a linha Salinas-Costa do Sol, pois os principais bairros estão enfileirados, sendo que basta cruzá-los para percorrer por todo o território urbano do município. Abrigava em seu interior, até o segundo semestre de 2012, um dos campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que posteriormente devido às péssimas condições do prédio doado pela prefeitura e pela falta de opções de transporte, acabou mudando-se para o município de Osório.