Questões de Geografia - 3o ano1- Como a especulação imobiliáriaQuestões de Geografia - 3o ano

1- Como a especulação imobiliária contribui para a falta de moradias?

2- Quais os recursos federais são destinados ao financiamento de moradias? Como funciona?

3- Cite 3 consequências da falta de moradias? JÁ FOI RESPONDIDO

4- Relacione esta situação com o crescimento de favelas nas grandes cidades.

1

Respostas

2014-06-30T02:04:11-03:00
1- O mercado imobiliário, nos últimos anos, está atrelado a duas situações. A primeira é a dobradinha, aumento da renda da classe média x facilidade de crédito (financiamentos) para a compra da casa própria, aumentando vertiginosamente a procura pela aquisição de imóveis. A segunda, com a facilidade do crédito imobiliário e a grande procura por imóveis, o mercado imobiliário passou a ditar as regras desse mercado, especulando, entre outras coisas, com o preço do imóveis, o que tem inflacionado absurdamente o preço do metro quadrado dos imóveis. Esta especulação, também, está relacionada à aquisição de imóveis como investimento financeiro e não para moradia, principalmente, nas grandes cidades que associado à falta de espaço urbano para construção e à pouca oferta de imóveis usados ajudaram no aumento dessa especulação.
2- Os recursos federais para construção de moradias populares são previstos através do Orçamento Federal e transformados em Programas, por exemplo, como o "Minha Casa, Minha Vida".
3- O crescimento das favelas, inicialmente está relacionado ao processo migratório (do campo para a cidade) e à concentração dessa migração nos grandes centros, principalmente, na Região Sudeste, já sem espaço urbano e com uma alta especulação imobiliária, empurrando os de menor poder aquisitivo para as favelas.
1 5 1