Respostas

2014-06-30T12:28:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não...
Você não perguntou, mas...
Não, pois estamos no centro de uma placa geológoca. O tsunami acontece devido a choques entre as bordas de duas placas e só atinge o continente ou ilha se esse pedaço de terra estiver próximo ao local de origem do tsunami.

2014-06-30T13:33:20-03:00
Não, se levarmos em conta o movimento das placas tectônicas. As placas no Atlântico (a Sul-Americana e a Africana) possuem movimento divergente, que é de afastamento. Se o movimento fosse inverso, o convergente que é o de choque, o litoral brasileiro estaria sujeito sim a tsunamis.
Não se deve, porém, escapar o fato de que pode sim haver tsunamis no litoral do Brasil. Isso seria possível havendo queda de um asteroide no Oceano Atlântico. O efeito seria semelhante a jogar uma pedra numa poça. Ondas se formariam a partir do choque até suas margens. Não é impossível que isso possa ocorrer pois nosso planeta já foi "visitado" diversas vezes por esses corpos celestes (recentemente um meteoro caiu na Rússia). E, como 70 % de nosso planeta têm a superfície oceânica, é 7 vezes mais provável que havendo choque de asteroide ocorra no mar, contra 3 vezes em continente.