Respostas

2014-06-30T15:25:55-03:00
Religião: Os deuses, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados. Embora cada cidade possuísse seu próprio deus, havia entre os sumérios algumas divindades aceitas por todos. Na Mesopotâmia, os deuses representavam o bem e o mal, tanto que adotavam castigos contra quem não cumpria com as obrigações. 

O centro da civilização era o templo, a casa dos deuses que governava a cidade, além de centro da acumulação de riqueza. Ao redor do templo desenvolvia-se a atividade comercial. O sacerdote representava o deus e combinava poderes políticos e religiosos.

Politica: 
Na política, as cidades-estados pertenciam a um Deus representado pelo rei, ele era auxiliado por sacerdotes, funcionarias e ministros, Legislavam em nome das divindades, zelavam pela defesa de seus domínios, protegiam e regulamentavam a economia.

Economia: Era basicamente agrícola e comercial. O comércio era praticado o por meio de caravanas.Os comerciantes nômades percorriam extensas áreas para vender suas mercadorias ou comprar matérias-primas que não eram encontradas na Mesopotâmia. Os contatos comerciais eram feitos, principalmente, com sociedades do Oriente Médio e Índia.O controle comercial era feito através de registros em placas de argila, utilizando caracteres cuneiformes. 
Na Mesopotâmia não havia moeda, porém as atividades comerciais eram estabelecidas utilizando barras de ouro e prata.