Do ponto de vista moral, a educação começa com a heteronomia, em que as regras morais são introjetadas sem crítica, até que possa alcançar a autonomia, típica da maturidade.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009. p. 223.
A palavra grega nómos (“regra”, “lei”) está na origem dos nomes de três possíveis atitudes dos indivíduos perante as normas sociais. A respeito disso, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Arraste as letras da coluna à esquerda até a coluna da direita. Se preferir, digite a letra correspondente nas lacunas da direita.

A -Autonomia

B-Heteronomia

C-Anomia

( ) Palavra que significa "aceitação das normas externas", ou seja, quando nos submetemos aos valores da tradição e correspondemos aos costumes, por comodismo ou por temor à reprovação da sociedade.

( )Predomina em um mundo no qual há ausência de leis. Também designa o comportamento do indivíduo que prefere ignorar qualquer regra, agindo de acordo com seus próprios desejos.

( )Capacidade do sujeito de refletir sobre as limitações que lhe são impostas, a partir das quais orienta a sua ação para superá-las. Assim, quando o sujeito decide pelo dever de cumprir uma norma, o centro da decisão é o próprio sujeito.

1

Respostas

2014-06-30T21:17:26-03:00
A resposta correta é:
B
C
A
3 5 3