Na segunda unidade do livro, vimos que a história da Pedagogia no Brasil identifica-se com a história da escola pública, pois, desde a sua origem, responde a interesses de ordem econômica e política. A Pedagogia já foi concebida durante o período militar como ciência da prática. Iniciativas de se repensar ou reformular o curso de Pedagogia e as licenciaturas surgem em meados de 1970. Nessa ocasião, surgem muitas discussões em torno da temática, possibilitando rever aspectos relacionados à formação do pedagogo e ao trabalho pedagógico desse profissional. Nas discussões atuais sobre a pedagogia, é possível afirmar que:



I - Teoria e prática são elementos distintos, pois a teoria vê-se em sala de aula abstratamente e a prática representa o fazer, que independe da teoria.


II - O currículo envolve uma prática de ensino entendida como mediação na aprendizagem, no âmago da qual, o fazer concreto, orientado pelo saber teórico, possa integrar e consolidar a formação do profissional.


III - Os espaços educativos (escolas) e outras instâncias sociais, existentes em um tempo e espaço, são campos de atuação do pedagogo.


IV - As discussões abordadas extrapolam questões apenas da pedagogia, mas buscam superar problemas que se mostravam evidentes na educação brasileira.



Está correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS
I e II.
I, III e IV.
II, III e IV.
III e IV.
I e IV.

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Respostas

2014-06-30T22:26:18-03:00
EU RESPONDI ESSA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               II, III e IV.