Respostas

2014-06-30T21:19:54-03:00
Número atômico 16 : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. 6 na camada de valência, família 6A. tendo
então 6 elétrons. O íon formado por ele sendo 2- tem 8 elétrons e 6 prótons.
Porém no total, o íon tem 16 prótons e 18 elétrons. Note que basta somar a carga negativa no valor dos prótons que você encontra o mesmo valor. Caso a carga seja positiva, você subtrai o valor dela do valor dos prótons e encontra também o valor.
A melhor resposta!
2014-06-30T21:21:48-03:00
Olá, 

dizer que um íon tem carga menos -2, significa dizer que ele possui 2 elétrons a mais do que deveria ter para se manter neutro. 

O íon sulfeto é o H₂S⁻²

Para saber o total de prótons, basta somar : 2.(1) + 32 = 34 prótons

se fosse neutro ele teria que ter 34 elétrons, mas como tem 2 a mais, então ele possui 36 elétrons.

abraço!
1 5 1