Com relação aos componentes inorgânicos das células, especificamente os SAIS MINERAIS.

Descreva o que causa a deficiência dos seguintes sais minerais no organismo humano.

a- Cálcio
b- Cobre
c- Cloro
d- Ferro
e- Fósforo
f- Iodo
g- Magnésio
h- Potássio
i- Sódio

2

Respostas

2014-07-01T15:12:58-03:00
Em geral, o consumo inadequado de alimentos, sem o fornecimento adequado de minerais, tanto de origem animal quanto vegetal, normalmente é suficiente para causar as necessidades nutricionais de minerais. Dessa maneira, deve-se tomar cuidado com o uso não indicado de suplementos, certificando-se da necessidade de suplementação. 

Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los. 

Os minerais também são importantes na prática esportiva, pois durante o exercício físico a perda de água pelo suor é sempre acompanhada pela perda de eletrólitos, de sais, especialmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio. Assim, a falta destes pode levar ao aparecimento de cãibras musculares e causar a deficiencia deles.
1 3 1
A melhor resposta!
2014-07-01T16:03:07-03:00
A-cálcio - Ca: atraso no crescimento em crianças e osteoporose em adultos.
b-cobre -Cu : anemia e alterações nos ossos.
c- cloro  - Cl: a carência do cloro pode provocar debilidade muscular e edemas cerebrais.
d-ferro - Fe: anemia ferropriva ou anemia por carência de ferro. ( fadiga e redução de resistência às infecções).
e-fósforo -  P: fadiga, dores ósseas, perda de cálcio, dificuldades de memorização, etc.
f-iodo - I: hipotiroidismo, cansaço, insônia, pele seca, depressão, intestino preso, etc.
g-magnésio - Mg: arritmias, má circulação sanguínea, hipertensão, crescimento deficiente, etc.
h-potássio  - K: câimbras musculares, arritmia cardíaca irregular, confusão mental e perda de apetite.
i-sódio - Na: câimbras, apatia mental e redução de apetite.    
2 5 2
muito obrigada pela resposta valeu