Respostas

A melhor resposta!
2014-07-01T22:44:15-03:00
Política vem de pólis que significa cidade em grego.
Política é a arte de gerir o destino da cidade, de organizar a vida do povo.
Política pode ser entendida como Luta pelo Poder.

Poder é a possibilidade de agir, de produzir os efeitos desejados.
A ciência política estuda o poder do homem sobre os outros homens (poder social).
1 5 1
2014-07-02T01:37:45-03:00

Filosofia política é o campo da investigaçãofilosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

Na Antiguidade grega e romana(principalmente na primeira), discutia-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (Platão, com sua obra A república). Mas o que se tornou célebre, por se tornar a teorização da prática política grega, em particular de Atenas, foi o tema dobem comum (Aristóteles), representado pelo homem político, compreendido como o cidadão habitante da pólis, o homem politikósque opinando e reunindo-se livremente naágora, junto a seus pares, discute e delibera acerca das leis e das estruturas da sociedade. O homem político teria o seu espaço de atuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou aRepública como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe (tese retomada no século XVI porMaquiavel).

1 5 1