Me ajudemmmmmmm

Vetor

O termo vetor aparece em muitos contextos. Vamos ver que sentido ele tem para a Biologia, a Bioquímica e para a indústria bélica.

etimologia: lat, vector, óris, ' o que arrasta ou leva '.
Todo ser vivo é capaz de transmitir de forma ativa ( estando ele mesmo infectado ) ou passiva um aente infeccioso ( parasita, bactéria ou vírus)
Diz-se de ou molécula de ADN circular, à qual um gene pode ser adicionado, de tal forma que a célula passa a apresentar as características contidas no gene adicionado e a transmiti-las para as gerações subsequentes,
Aeronave ou míssil que porta um artefato nuclear.

Organizando as ideias do texto

E então, você descobriu por que motivo uma mesma palavra é usada em contextos tão distindos? Compare esses significados: o que eles apresentam em comum?
Procure descobrir se esse termo é usado em outros contextos: você verá que ele é utilizado até no campo da informática.

1

Respostas

2014-07-01T23:07:01-03:00
Todos os significados propõem que vetor é algo que conduz ou é portador de algo.
Vetor pode ser encontrado também no ramo na física como "Quantidade que tem módulo e direção, e que se transforma, segundo leis bem determinadas, quando se muda de sistema de coordenadas" ou ainda na matemática como "segmento de reta orientado".

Espero ter ajudado :)

1 3 1
mas oq ele tem em comum na biologia , bioquimica e industria bélica? obrigada :D
Na biologia, trata-se de um ser vivo capaz de transmitir um agente infeccioso. Ou seja, este ser vivo é um portador de um agente infeccioso.
Na bioquímica, a molécula de ADN transmite genes para as gerações subsequentes. Ou seja, esta molécula é portadora de genes.
Na indústria bélica, trata-se de uma aeronave ou míssil que porta artefato nuclear. Ou seja, eles são portadores de artefatos nucleares.
A semelhança, como eu já havia dito, está no fato de que todos são portadores de algo.
Obrigadaaaa :D ajudou mt :D
de nada :)