Respostas

A melhor resposta!
2014-07-02T12:54:36-03:00
Olá

antes vamos considerar algumas coisas:

C₁ = 1,2 g/L
V₁ = 100 ml = 0,1L
C₂ = 0,04 g/L
o processo que ele vai fazer é uma diluição, ou seja, apenas adicionar água sem alterar a massa do soluto.

pela fórmula da concentração temos que:

C = m₁/v

m₁ = C₁.V₁

Como a massa no início é igual à massa no fim, temos que:

m₁ = m₂
C₁V₁ = C₂V₂
1.2*0,1 = 0,04.V₂

V₂ = 0,12/0,04

V₂ = 3L ou 3000ml

Portanto ele deverá adicionar 2900ml ou 2,9L para obter a concentração de 0,04 g/L, pois já tem 100ml para receber a solução  

------------------------------------------------
dúvidas ou erros só avisar!

abraço

1 5 1
Creio que seja 2,9 litros de água, já que o volume FINAL é 3 litros e ja havia 100 ml de água na concentração
Haha boa mlk !!!! isso mesmo ta certo..errei no detalhe, vou corrigir agora mesmo haha !
:)
2014-07-02T12:55:40-03:00
Podemos dizer que Concentração de antes X Volume antes = Concentração depois X Volume depois, portanto:

 \\ C_A.V_A=C_D.V_D \\ (1,2).0,1=0,04.V_D \\ 0,12=0,04V_D \\  \frac{0,12}{0,04}=V_D \\ V_D= 3 litros


3 Litros será o volume TOTAL, ou seja, depois de adicionada a água então quer dizer que foram adicionados 2,900 litros de água pois já havia 100 ml.
1 5 1