A combustão completa do etano (C2H6) pode ser descrita pela seguinte equação não balanceada: C2H6 + O2 ---> CO2 + H2O. Faça o balanceamento desta equação e determine o volume de O2 necessário para consumir completamente 1L de etano. Quantos litros de CO2 são formados?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-02T16:13:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, 

o balanceamento fica:

1C₂H₆ + 7/2O₂ ---> 2CO₂ + 3H₂O , como os coeficientes tem que ser os menores                                                              inteiros, basta multiplicar por 2, ficando:

2C₂H₆ + 7O₂ ----> 4CO₂ + 3H₂O

O volume que 1 mol de gás ocupa nas CNTP é de 22,7 litros. A questão quer saber qual o volume de O₂ para 1 Litro de etano, então vamos lá:

2 mols de etano -------------7 mols de oxigenio  (como cada mol tem 22,7 então:)

45,4 litros de etano ------------------158,9L

1L de etano ------------------------------X

X = 158,9/45,4

X = 3,5 Litros.
-----------------------------------------

Depois a questão quer saber quantos litros de CO₂ serão formados, a partir dos 3,5 Litros de oxigênio, então temos que:

158,9L de O₂ ------------------------------90,8L de CO₂
3,15L de O₂ --------------------------------Y L de CO₂

Y = 90,8*3,15/158,9

Y = 1,8 L de O₂

Portanto serão formados 1,8L de O₂

--------------------------------------

dúvidas ou erros só avisar que tentaremos corrirgir

abraço


3 3 3
2014-07-02T16:15:07-03:00
2C2H6 + 7O2 ---> 4CO2 + 6H2O
1 5 1