Podemos exemplificar, através de circuitos eletrônicos, como a estrutura algébrica da Lógica pode ser útil na solução dos problemas das Ciências da Computação.
Na eletrônica, chamamos chave ou interruptor ao dispositivo ligado a um ponto de um circuito elétrico que pode assumir um dos dois estados: fechado ou aberto.Designamos a chave por uma letra, por exemplo, p, e quando ela está aberta a corrente não atravessa o circuito. Por outro lado, quando a chave encontra-se fechada, a corrente atravessa livremente o circuito. Por convenção, adota-se o valor F para a chave aberta e V para a chave fechada, conforme ilustra a figura. Dado o circuito, qual a expressão lógica que determina o comportamento do circuito para o acendimento da lâmpada L? Determine pela tabela da verdade as situações em que a lâmpada não se acende.

2

Respostas

2013-03-11T00:03:47-03:00
Para funcionar a lampada  precisa de "p" ou "q"+"r" fechados, logo a lampada não acenderá se
1situaçao:
p=f
q=v
r=f
2situaçao
p=f
q=f
r=v 
2 5 2
A melhor resposta!
2013-03-11T01:01:25-03:00

Para este circuito temos L = p + ( q . r ); onde:

o sinal '+' representa a operação lógica OU (OR, em inglês),

o sinal "." representa a operação lógica E (AND, em inglês),

 

Conclui-se que a Lâmpada (L) acenderá se p = V, ou q = V e r = V.

 

Segue anexo a Tabela Verdade, as linhas em amarelo indica a situação onde a L não acenderá (L = F)

1 5 1