Quantas lâmpadas podemos ligar em paralelo a um circuito de tensão 220V, quando protegido por um fusível de 50A?

2
Obrigada. Mas porque em P=i.U usa-se 50A e não 5?
Por que se refere a corrente que percorre todo o circuito elétrico.
Veja, na primeira parte do exercício você usou 5A porque é a corrente que passa pelo filamento da lâmpada. Na segunda parte você usou 50 pois é a corrente máxima que pode passar pelo fusível do circuito.
Ahhhh, entendi!!! Muito obrigada!
Imagina, caso ainda tenha ficado confuso basta perguntar de novo. Bons estudos!

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-02T17:26:38-03:00
Boa noite,

Temos da relação P = U *i, onde P é a potência de um circuito em Watts, U sua tensão em Volts e i a sua corrente em Amperes, que:
P = 220 *50
P = 11000W

Ou seja, em uma configuração de circuito como a apresentada no problema, protegida por um fusível de 50A, teremos uma potência máxima de 11000W suportada por esse fusível.

Como as lâmpadas que serão ligadas no circuito possuem 1100W de potência, concluímos que o máximo de lâmpadas que esse circuito suporta será de 11000/1100, ou 10 lâmpadas.

Bons estudos!
1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-07-02T17:26:52-03:00
Boa tarde!

Então, temos:

U= 220 V \\ i= 50 A \\ P= ?

P= U*i \\ P= 220*50 \\ P= 11.100 W

Então:


1 L   
⇒  1.100 W
x    ⇒   11.100 W
1.100x= 11.100
x=  \frac{11.100}{1.100}
x= 10 lâmpadas  <--------------