Respostas

2014-07-02T17:25:41-03:00
Olá

Volátil é a rapidez com que um líquido evapora, logo todo líquido possui a característica da volatilidade , porém uns mais voláteis que os outros. Por exemplo: o Éter é bem mais volátil que a água, pois à temperatura ambiente o éter evapora e a água não.

Em síntese é apenas isso, caso queira a explicação do porque uns são mais rápidos para evaporar do que outros é só avisar.

abraço!




1 5 1
Se possível, gostaria da explicação do por quê uns são mais rápidos que outros. É só devido a diferença no ponto de ebulição?
Também, mas mais do que isso, a explicação está na força de atração entre as moléculas, por exemplo no caso do éter e da água, as forças de ligação entre as moléculas de éter são muito mais fracas do que as moléculas de água que fazem ligações de hidrogênio (a ligação intermolecular mais forte que existe), sendo assim para fazer as ligações do éter romper eu preciso fornecer bem menos energia do que precisaria para romper as ligações das moléculas de água.
Por isso a temperatura do ponto de ebulição da água é mais forte que a do éter, pois preciso fornecer mais energia para romper as ligações das moléculas de água do que das moléculas de éter. (lembre-se que fornecer energia tem como consequência o aumento do grau de agitação das mesmas e assim sua temperatura se eleva).
Compreendi! Já estava com esse mesmo raciocínio. Mais uma vez, muitíssimo obrigada! :)
De nada, qualquer coisa estamos aí ;)