1.
Até o século XX, era grande a ocorrência de acidentes graves durante as
transfusões sanguíneas. Este problema foi resolvido quando Karl Landsteiner
(1868-1943), patologista austríaco, ao pesquisar tipos sanguíneos entre os
seres humanos, identificou os quatro grupos sanguíneos do sistema ABO. De
acordo com esta classificação, assinale a opção correta:


a) o indivíduo para ter sangue O tem de ser
homozigoto ii;


b) o indivíduo para ter sangue AB é
necessariamente homozigoto IA IB;


c) o indivíduo para ter sangue A deve ter
aglutinogênio A e aglutininas anti-A;


d) o indivíduo para ter sangue B deve ter
aglutinogênio B e aglutininas anti-B;


e) o indivíduo para ter sangue O deve ter os
dois aglutinogênios A e B.


2

Respostas

2014-07-02T19:04:34-03:00
A resposta correta e a letra (a)
A melhor resposta!
2014-07-02T19:06:05-03:00
Alternativa correta Letra A.
OBS: Landsteiner descreveu os tipos de sangue A, B e O
De Costello e Starli descreveu o sangue do tipo AB.
1 5 1