1) Considere o esquema que mostra diversos níveis tróficos ligados entre si formando uma teia alimentar na qual ocorre transferência de matéria e energia entre os organismos representados.

Ao destacar uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos, dentre as várias relações, pode-se considerar que, nessa cadeia,
a) a quantidade de energia disponível no nível trófico do gafanhoto é maior que no nível trófico
b) a quantidade de energia disponível nos níveis tróficos dos camundongos e ratos é equivalente.
c) a quantidade de energia ao longo dessa cadeia sofre pequena variação devido à participação de organismos
d) a maior quantidade de energia disponível ocorre no nível trófico dos moluscos marinhos em relação ao nível trófico das aves costeiras.
e) a quantidade de energia pode aumentar ou diminuir, pois um mesmo animal pode participar de várias cadeias alimentares simultaneamente
Gabarito: Letra D
Não entendo porque é a letra D se ambos (moluscos marinhos e aves costeiras) estão como consumidores primários.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-03T00:07:04-03:00
Provavelmente as aves costeiras comem os moluscos, assim se tornando um consumidor terciário e, consequentemente, diminuindo o nível de energia disponível.
2 5 2
Obrigada pela atenção e me desculpa ter omitido a imagem. Aqui é possível ver http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/cadeia-alimentar1.jpg
De acordo com a imagem da questão não há como afirmar que as aves comem os moluscos, e acredito que para a resposta só se deva considerar os primeiros consumidos. E os dois estão como primários,recebendo por tanto a mesma quantidade de energia. Não consigo entender o gabarito.
Se eles são consumidores primários, eles comem organismo autótrofos, ou seja, são herbívoros. A lógica aí, ent~
Eita, postei incompleto kk
Se eles são consumidores primários, eles comem organismo autótrofos, ou seja, são herbívoros. A lógica aí, então, poderia ser que, como os moluscos são marinhos, eles se alimentam das algas, que são maiores fornecedoras de energia que as plantas que as aves se alimentam. Mas vendo pela imagem, as aves costeiras não são necessariamente consumidores primários, enquanto os moluscos apenas se alimentam dos organismos autótrofos.
É verdade,consegui entender agora. Muito obrigada!