Uma peça de lona retangular tem 10 m de comprimento e 1,2 m de largura. Qual é o número máximo de pedaços quadrados, de 0,25 m² de área, que podem ser cortados dessa peça?

2
R=40
1º como 0,25 esta em m² você tira Raiz dele : Raiz de 25 = 5 entao Raiz 0,25 = 0,5

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-03T11:29:22-03:00
Olá,

basta calcular a área total e dividir pelo área dos pedaços dos quadrados, assim:

Área do retângulo = 10*1,2 = 12m²

Área do quadrado = 0,25m²

12/0,25 = 48 pedaços

Portanto esta aí, 48 pedaços

dúvidas ou erros só avisar

abraço

1 5 1
Fiz tbm assim, mas a resposta é 40 pedaços, :/
Bom, procurei a resolução aqui na internet e ele fez assim: como o lado do quadrado tem 0,25m² então um lado dele mede 0,5m², sendo assim do comprimento que mede 1,2m você consegue tirar : 1,2 - 0,5 = 0,7 -0,5 = 0,2m, ou seja, 2 pedaços e da largura que é 10m você consegue tirar 20 pedaços, sendo assim 20x2 = 40 pedaços
Questão complicada de se entender, mas muito obrigada por me ajudar, se desse pra agradecer vc pelo metodo do Bra... , mas desde já muito obrigada!
2014-07-03T11:46:02-03:00
Bom dia,

Primeiramente você precisa saber o tamanho da área disponível:

10m X 1,2m = 12 m^{2}

Agora que você sabe basta dividir em quadradinhos:

 \frac{12}{0,25} = 48

Logo podemos ver que 48 quadradinhos podem ser feitos nessa lona.
:(
Alguma dúvida?
Não é assim que se faz, olha aí em cima o modo de se fazer
Entendi, eu resolvi utilizando todos os retalhos para montar outros quadrados.
Se o objetivo não era utilizar os retalhos sua conta esta correta! ;)