Respostas

2014-07-03T12:33:19-03:00
Para saber onde corta o eixo x basta fazer Bháskara!
-(b)+-√b²-4.a.c/2a

f(x)= -x² - 6x -9

-(-6) +-\sqrt{6²-4.(-1).(-9)} /2.(-1) \\ 
+6+- \sqrt{36-36} /-2 \\ 
+6+-0 /-2 \\ 
6/-2 \\ 
-3

x=-3

A função corta o eixo x somente no ponto -3, exemplo básico de um discriminante igual a 0.




3 4 3
A melhor resposta!
2014-07-03T12:53:53-03:00
Para saber em que ponto ou pontos a função corta o eixo x é necessário saber as raízes da função.

Resolvendo por fatoração.

f(x)=-x^2-6x-9\\\
\\-(x+3)^2=0\\-(x+3)(x+3)=0\\-x-3=0\\-x=+3\\x=-3

A função corta o eixo x no ponto -3

2 5 2
sim, já corrigi, você usa algum programa pra fazer o gráfico?
Sim eu uso, o nome é GeoGebra :)