De um terminal rodoviário, partem os ônibus de três
empresas A, B, C. Os ônibus da empresa A partem a cada 15 minutos; da
empresa B, a cada 20 minutos; da empresa C, a cada 25 minutos. Às
8 h 30 min, partem simultaneamente 3 ônibus, um de cada empresa. A próxima
partida simultânea dos ônibus das empresas será às?

2

Respostas

2014-07-03T14:11:47-03:00
A - 8:30 - 8:45 - 9:00 - 9:15 - 9:30 - 9:45 - 10:00 - 10:15 - 10:30 - 10: 45 - 11:00 - 11:15 - 11:30 - 11:45 - 12:00 - 12:15 - 12:30 - 12:45 - 13:00 - 13:15 - 13:30
B - 8:30 - 8:50 - 9:10 - 9:30 - 9:50 - 10:10 - 10:30 - 10:50 - 11:10 - 11:30 - 11:50 - 12:10 - 12:30 - 12:50 - 13:10 - 13:30
C - 8:30 - 8:55 - 9:20 - 9:45 - 10:10 - 10:35 - 11:00 - 11:25 - 11:50 - 12:15 - 12:40 - 13:05 - 13:30

A próxima partida simultânea será ás 13:00horas. Você pode chegar ao resultado assim, mas também existem fórmulas para tal.
A melhor resposta!
2014-07-03T14:25:19-03:00
A = 15MIN        B = 20 MIN        C = 25MIN
MMC 15, 20, 25 =2X2X3X5X5
MMC = 4 X 3 X 25 = 300
Ou seja a proxima partida simultanea sera em 300min
300min = 5 horas
se sairam as 8h 30min a proxima saida sera as 13h 30min
5 3 5