Respostas

2014-07-03T18:01:39-03:00
Para compreendermos a evolução do sistema de escrita da Suméria, é preciso recordar a história da Mesopotâmia. Como esta será abrangida na secção de História, vamo-nos apenas limitar a algumas datas mais marcantes, mas convém ressalvar certas noções: os Sumérios eram, na realidade, um conjunto de povos; do mesmo modo, que todos os restantes povos que os seguiram eram Semitas - fossem acádios, amoritas, gútios, babilónios, hurritas, assírios, cassitas, arameus... Podemos fazer, com segurança, um contraste entre Sumérios e Semitas; podemos falar nos sumérios, acádios, babilónios e assírios como se fossem os únicos povos no grande palco da Mesopotâmia - mas eles não estavam sozinhos, nem eram grupos homogéneos!

4o Milénio a.C. - No Norte da Mesopotâmia encontramos os Sumérios; no Sul, os Acadianos. É neste milénio que surge a Civilização da Suméria.
2 350 a.C. (3o Milénio) - Os Acadianos unificam as duas terras, formando a Babilónia Antiga que, no início do 2o Milénio a.C., se encontra em convulsões económicas, políticas e sociais.
2o Milénio a.C. - No Norte inicia-se o Império Assírio (1 800 a.C.); enquanto que no Sul a Babilónia é tomada pelos Cassitas (1 600 a.C.).
1o Milénio a.C. - Em 1 930 a.C. os Assírios estendem-se até ao sul, dando início ao Império Novo Assírio; mas, em 620 a.C., é o Império Neobabilónico que se ergue. Pouco tempo depois, sucedem-se as invasões Persas(560 a.C.) e Gregas(330 a.C.).

A Suméria, inventora da escrita cuneiforme, foi conquistada e, passados mil anos tinha desaparecido. Mas os invasores assimilaram muitas das suas inovações (técnicas e culturais) - nomeadamente o seu sistema de escrita e, durante muito tempo, a própria língua suméria (nas academias e nos templos). A evolução da escrita cuneiforme viu-se, assim, continuada pelas mãos e língua dos dois povos semitas. O que significa isto? Que a escrita suméria fora desenhada para a língua suméria, evoluindo para e junto com esta; mas os babilónios e os assírios falavam uma língua muito diferente, obrigando-os a adaptar a escrita. Porquê? Para responder a esta última pergunta temos de olhar para a estrutura da escrita.

Inicialmente os caracteres seriam apenas ideográficos e pictográficos, mas depressa evoluiram para logogramas e, daí, para silabogramas. Cautela, porém, pois esta evolução não foi linear! O resultado prático foi uma escrita composta por:

ideogramas - funcionando como determinativos
logogramas
silabogramas - funcionando como complemento fonético, podiam representar...
Vogais (V)
Consoantes + Vogais (CV)
Vogais + Consoantes (VC)
Consoantes + Vogais + Consoantes (CVC)