Respostas

2014-07-04T19:11:13-03:00
O problema da educação se reflete no vestibular e concursos. As mudanças ocorridas nos sistemas de avaliação por parte daqueles que demandam capital intelectual não vem sendo acompanhada pelos outros meios e pelos próprios candidatos. 

Em primeiro lugar, a educação adiquiriu uma dimensão muito mais ampla do que se observava no século passado. Segundo Chiavenato (Adm. Geral e Pública, pág. 185) as competências (saber fazer acontecer) estão intimamente ligadas a Habilidade (saber fazer) e ao Conhecimento (saber). Em outras palavras, o conhecimento tem que mirar na competencia, ou seja, permitir ao individuo que seja capaz de ser inserir no mundo globalizado e faça as coisas acontecerem. 
É necessário pois, que as escolas passem a adotar a Educação dinâmica, ligando os conteudos as diversas realidades que seu corpo discente irá encontrar no futuro. É a crição de uma atmosfera em que o aluno possa desenvolver sua capacidade de análise e síntese. 

Em segundo lugar, os vestibulares e concursos têm acompanhado essa dinâmica. As bancas avaliadoras parecem estar um passo à frente das instituições de ensino tradicionais. Esse descompasso é que têm contribuido para que muitos candidatos a vestibulares e concursos tem fracassado em suas tentativas de ingressar nas instituicoes de ensino superior ou cargo publico. 

Em terceiro lugar, o proprio estudante, ou candidato, que precisa aprender a aprender. Esse processo é dinamico e na medida em que o progresso social e tecnologico tornam cada vez mais nosso mundo complexo, o aluno precisa se adaptar continuamente. Faz-se mister o aprendizado de novos mecanismos de analise, de filtragem, absorção de informações, de compartilhamento, de aprendizado continuado, de colaboração. 

Por tudo isso colocado, acredito que o aprendizado vai ficar cada vez mais complexo, com mais informações e com mais necessidade de adequação a realidade global e a gestao de competencias. Somente com mudancas de paradigmas acerca das instituicoes tradicionais de ensino, a compatiblizacao destes com as demandas nao apenas dos vestibulares, mas como todas aquelas instituicoes que demandam capital intelectual, e por fim com a propria preparacao das pessoas com essa nova realidade é que será possivel o individuo vencer no estudo e no trabalho. 
Desconsidere os erros de português. rs..