Me ajudem, respondem quantas vcs kiserem, tanto faz se uma ou tantas.


1) Em que as proteínas se diferem entre si?
2) O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?
3) O que é a estrutura primaria de uma proteína?
4) O que se entende por desnaturação de uma proteína?
5) O que é o centro ativo de uma proteína?



1

Respostas

2013-07-23T12:29:47-03:00
1)      Em que as proteínas diferem entre si?
As proteínas diferem entre si por:
a) - tipos de aminoácidos ao longo da cadeia

b) - número de aminoácidos na molécula

c) - sequência dos aminoácidos na cadeia

d) - forma da molécula
   

 2)      O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?   Aminoácidos naturais Também chamados de aminoácidos não essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos.
Aminoácidos essenciais
São os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos. Nem todos os alimentos contêm todos os aminoácidos, por isso a alimentação deve ser bastante diversificada. Os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são de origem animal: carne, ovos, leite, queijos, etc.Os vegetais não possuem todos os aminoácidos essenciais, logo uma dieta vegetariana precisa ser bem diversificada.  

3)     
O que é a estrutura primaria de uma proteína?
A estrutura primária de uma proteína é a sua forma linear, formada por aminoácidos que se unem através de ligações peptídicas. Podendo variar o número, o tipo e a ordem dos aminoácidos, o que posteriormente definirá as formas espaciais da proteína.  

4) O que se entende por desnaturação de uma proteína? A desnaturação proteica consiste no rompimento das ligações peptídicas e/ou perda das estruturas secundárias e terciárias, ou seja, perda da estrutura tridimensional da proteína (perde a sua forma original). A desnaturação faz com que a proteína perca a sua função. É por isso que não podemos passar de 42º de febre, pois daí em diante muitas enzimas (que são proteínas) irão se desnaturar e trazer muitos problemas ao indivíduo. As hemoglobinas presentes nas hemácias, quando desnaturadas, não podem acoplar o oxigênio e o gás carbônico, e assim não tem mais função.

Faltou a 5.    


1 5 1