Respostas

2013-07-23T15:08:13-03:00
A sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia fazem parte da semântica na língua portuguesa.
Sinonímia consiste em palavras com significação equivalente, casa-lar e paralelamente a antonímia consiste em palavras com significação contrárias e opostas, onde os significados excluem-se. Ex: Largo e estreito.
Homonímia consiste em palavras iguais em algum aspecto, podendo se dividir em homófonas (falam igual) e homógrafas (escrevem igual). Manga da camisa e manga (fruta) são homônimos perfeitos, pois são homógrafos homófonos.
A paronímia consiste em palavras que possuem uma relação de quase semelhança, os parônimos. Incipiente e insipiente, cela e sela...essas palavras apenas escrevem iguais, não apresentam significados iguais. Isso só acontece na sinonímia, primeira parte dessa resposta.

1 4 1
O q é semântica?
Estudo do significado
Obrigada flor!!
esses significados podem ser diferentes, ai é que entra a questão do sentido. A semantica estuda todas essas questões!
ok
A melhor resposta!
2013-07-23T15:08:33-03:00
Sinonímia = palavras que possuem o mesmo significado que a outra exemplo veracidade e verdade. 
Antonímia = palavras diferentes, sentidos opostos, sol e lua, quente e frio 
Homonímia = mesma palavra com significados diferentes exemplo :
São pode significar santo ou saudável dependendo do contexto.
Paronímia = palavras semelhantes pela grafia ou pronuncia: Ascender (subir) Acender (fogo) ; Acento (^´´~) , Assento (banco, cadeira)
2 5 2
O q é semântica?
Sentido
Sentido do que?
é o significado
ok obrigada !!!