Respostas

2014-07-04T11:25:06-03:00
De que um indivíduo necessita saber para poder viver em uma sociedade concreta? O que é preciso transmitir-lhe, e como, para que alcance essa condição? Nesse sentido, a escola, enquanto instituição parceira na construção desses indivíduos deve intervir na formação dos valores sociais e morais em seus alunos? Este artigo objetiva cartografar os sentidos atribuídos por professores que atuam na educação infantil, em municípios localizados na região oeste catarinense, sobre a construção dos valores morais de seus alunos; como esses professores apreenderam os valores e como os ensinam. Os professores participantes desse estudo reconhecem a importância das relações, das interações na formação da criança na construção dos valores sociais e morais. Apesar de apontarem a família, como a base na construção da moral, indicaram a escola e a sociedade como espaços complementares. No que se refere a como esses profissionais aprenderam e ensinam os valores morais, identificamos a ênfase atribuída ao papel de suas famílias. Quando questionados sobre suas atitudes e a relação destas com “modelos” de professor que tiveram durante sua vida escolar a maior parte descreveu terem tido, ao menos, um professor como modelo, que mereceu destaque por representar figura de afeto, atenção, compreensão e respeito; essenciais para favorecer o trato pedagógico.  Palavras-chave: Formação de valores sociais e morais. Escola. Professores da educação infantil.  
É isso que você precisa. 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-04T20:36:00-03:00
A construção dos valores nos indivíduos ocorre através de um processo lento e gradativo. Os valores desempenham um papel preponderante na história das sociedades e dos indivíduos. Eles não somente transcendem objetos e atitudes, mas servem, sobretudo, como padrões de atitudes e comportamentos, para comparações e avaliações do outro e de si; afinal determinam a ordem de classificação dos modos de conduta e metas de vida. Surge, assim, a necessidade de conhecer os valores que constituem a base, das famílias e dos profissionais que atuam na escola, no processo de construção dos conteúdos valorativos nos alunos...
3 5 3