A solubilidade do nitrato de sódio em água, a 20ºC, é 80g de nitrato de sódio para 100g de água.
a) a solubilidade é uma propriedade geral ou especifica?
b)Qual a massa máxima de nitrato de sódio que é possível dissolver em 400g de água?
c) qual a massa minima de água necessária para dissolver 560g de nitrato de sódio?

2

Respostas

2014-07-04T13:56:12-03:00
A) Especifica, assim como temperatura de fusão e ebulição, e densidade.
b) 80.400=3200g de Nitrato de Sódio.
c)  \frac{560}{80}=7.100=700g de água
Poderia me explicar de onde tirou esse valores? tipo pq 80.400? e 560/80?
A melhor resposta!
2014-07-04T13:59:48-03:00
Olá

A-)
 A solubilidade é uma propriedade específica pois depende da temperatura por exemplo, pois há alguns compostos que se dissolvem mais em temperaturas maiores e outros que se dissolvem mais em temperaturas baixíssimas
----------------------------------------------
B-)  
Considerando a temperatura de 20ºC, temos que:

80g de nitrato se dissolvem em 100g de água

Portanto, fazendo uma regra de três fica:

80g de nitrato ----------------- 100 de água
x g de nitrato ------------------400g de água

x = 400.80/100

x = 320g de nitrato

Portanto 320g de nitrato se dissolvem em 400g de água

-----------------------------

C -)
  80g de nitrato ---------------------- 100g de água
  560g de nitrato ------------------------x g de água

x = 560.100/80

x = 56000/80

x = 700g de água serão o mínimo para dissolverem 560g de nitrato

--------------------------------

dúvidas ou erros só avisar

abraço




1 5 1