Um automóvel que anda com a velocidade escalar de 72Km/h é freado de tal forma que, 6s após o início da freada, sua velocidade escalar é de 8m/s.

A) Qual o tempo gasto pelo automóvel até parar?

B) Qual a distância percorrida pelo móvel até parar?

2

Respostas

2014-07-04T14:17:53-03:00
72 ~km/h = 20 m/s

V = Vo - at

8 = 20 - a6

8 - 20 = - 6a

12 = 6a

a = ~  2 m/s^2


Voltando a fórmula :

0 = 20 - 2(t)

10s = t


B) Torricelli

V^2 = V^2 - 2.a.d

0^2 = 20^2 - 2.2.d

400 = 4d

d = 100 m

A melhor resposta!
2014-07-04T14:19:06-03:00
Olá

Primeiro vamos definir algumas coisas antes ok?

Vi = 72km/h = 20m/s
Vf = 0m/s ( pois o automóvel irá parar)
-----------------------------------------------------

A -) Para descobrir o tempo gasto até parar, precisamos antes descobrir a aceleração do automóvel, dado por:

a = Δv/Δt

a = (8 - 20) / 6

a = -12/6

a = -2m/s² (perceba que faz sentido ser negativo, pois o carro está freando)

Logo, para achar o tempo até parar, basta usar:

V = Vo + at
0 = 20 -2t

2t = 20

t = 10 segundos

Portanto o carro levará 10 segundos parar parar
--------------------------------------------------------------------

B- ) Para saber qual o espaço percorrido até parar, basta usar a equação de torricelli que diz:

V² = Vo² + 2aΔS
0 = (20)² -4Δs

4Δs = 400

Δs = 100m

logo ele percorrerá a distância de 100 metros até parar totalmente
------------------------------------------

dúvidas ou erros só avisar

abraço!

1 5 1