Respostas

A melhor resposta!
2014-07-04T15:41:21-03:00
O corpo humano apresenta doze pares de costelas. As sete primeiras, que se articulam diretamente com o esterno, são denominadas costelas verdadeiras. As três seguintes são as falsas costelas., articulando-se indiretamente com o esterno através de uma cartilagem costal. As duas últimas (costelas flutuantes) não se articulam com o esterno. As dez costelas que se unem ao esterno o fazem por meio de cartilagens fibrosas; a presença dessas cartilagens confere uma mobilidade muito maior ao esqueleto do tórax. A própria estrutura das costelas favorece a flexibilidade, porque são longas, muito delgadas, em forma de arco; quando submetidas a compressão nas duas extremidades curvam-se elasticamente. Costelas verdadeiras — São os sete primeiros pares. Costelas falsas — São três pares seguintes. Atrás prendem-se à coluna vertebral e, na frente, a uma cartilagem ligada ao osso esterno. Costelas flutuantes — São os dois últimos pares. Atrás prendem-se à coluna vertebral e, na frente, estão livres.
1 5 1
2014-07-04T17:43:35-03:00
Existem 24 costelas que ocorrem em pares, constituindo parte do esqueleto. Os primeiros 7 pares articulam-se com o esterno na frente do corpo atrás de cartilagens e com a coluna vertical, por isso são chamadas de costelas verdadeiras, os outros 5
pares são chamadas de costelas falsas pois não se conectam com o esterno. As quatro costelas que formam o oitavo, o nono, o décimo par apresentam em sua extremidade uma cartilagem que ligam-se as cartilagens dos pares anteriores. As costelas dos 2 últimos pares, também chamadas de vértebras flutuantes, conectam-se apenas por sua porção superior.

1 2 1