Um conhecido autor de contos fantásticos associou o tempo restante de vida de certa personagem a duração de escoamento da areia de uma enorme ampulheta. A areia se escoa uniforme, lenta e inexoravelmente, a razão de 200 gramas por dia. Sabendo-se que a ampulheta comporta 30 kg de areia e que 2/3 do seu conteúdo inicial já se escoaram, quantos dias de vida ainda restam a personagem?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-04T21:47:04-03:00
30x2/3 = 60/3= 20kg já haviam escoado!
sobraram 10 kg para escoar sendo que eram 200g por dia, ou melhor 0,2kg;
0,2kg - 1dia
10kg  - xdias

10/2/10= 10.10/2 = 100/2 = 50 dias!
3 5 3
entendi , mas usou alguma formula ?
olha, dá pra fazer de várias maneiras, o colega Willian ali usou fórmula, mas cálculos como este para algumas pessoas não é preciso nem fórmula nem regra de três, basta fazer as contas e usar o raciocínio lógico, que hoje em dia é o que mais vale em conta, no entanto, entender as fórmulas é sempre bom, pois se você não entender as fórmulas nem raciocínio lógico vai conseguir usar!
ahh sim , qual formula ?
2014-07-04T21:47:32-03:00
V = 200 g/dia
30 . 1/3 = 10kg = 10000g
v = g / dia
200 = 10000/dia
dia = 50 dias de vida
1 5 1
entendi , mas usou alguma formula ?
apenas a da razao que e acada 1 dia 200g gramas de areia caem
e porque fez 30 * 1/3 e não por 2/3 ?
tipo o 2/3 foi o consumido e o 1/3 foi o que sobrou
ah sim, obrigada!