A partir do final da Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento tecnológico associado ao Sensoriamento Remoto sofreu uma verdadeira revolução. Nessa área se destacaram os Estados Unidos e a União Soviética, que durante a disputa da "corrida espacial" aperfeiçoaram técnicas de lançamento de objetos para o espaço, monitoramento e captura de dados remotamente, possibilitando à ciência, observar e estudar porções da superfície terrestre através de dados orbitais. Sobre a história do desenvolvimento do Sensoriamento Remoto, leia as afirmações e assinale a alternativa correta:

I - O primeiro satélite lançado pela NASA, com a finalidade de observação de dados terrestres, foi o TIROS, utilizado para observação meteorológica.

II - O satélite Sputnik, lançado em 1967, marcou o início da era dos satélites, empregados como plataformas no espaço para aquisição de dados da superfície terrestre.

III - A partir de 1972, a NASA coloca em órbita uma família de satélites destinados à captura de dados sobre recursos naturais denominados de LANDSAT.

IV - Atualmente a tecnologia de obtenção de dados remotos através de satélites, é amplamente utilizada pelas comunidades científicas ao redor do mundo.

ALTERNATIVAS

Somente as alternativas I e II estão corretas.

Somente as alternativas II e III estão corretas.

Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-07-04T23:55:37-03:00
Somente as alternativas I III e IV estão corretas.