Respostas

2014-07-04T21:22:51-03:00
Olá

Basta saber que o garçom receberá 10% do total pago

portanto se o total foi R$52,8 ele receberá 10% de 52,8

portanto: 52,8*0,1 = R$5,28

Logo o valor destinado ao garçom é de R$ 5,28

--------------------------

dúvidas ou erros só avisar

abraço!
A melhor resposta!
2014-07-04T21:36:21-03:00
A conta foi de R$52,80, já incluindo 10% deste valor pelo serviço do garçom. A questão quer saber quanto do valor de R$52,80 vai para o garçom. Pense sempre assim:
10% é 10 dividido por cem. Dai a expressão por cento. Ou seja, você deverá pegar a quantia, mutiplicar por 10 e dividir por 100. Lembre-se que a palavra "por", geralmente num enunciado de matemática, indica divisão. E a palavra "de", multiplicação. Ou seja, 10 por cento de  R$52,80. Com isto você para resolver a questão deve multipicar R$52,80 por 10, onde basta deslocar a vírgula 1 casa para direita, que fica R$528,0 e este valor, dividir por cem, onde basta deslocar a vírgula 2 casas para esquerda, que fica R$5,28.
Resposta final: R$5,28.
1 5 1