Respostas

2014-07-04T22:13:30-03:00
Vamos lá!
Juscelino Kubitsheck governou de 1956 à 1961.
JK governou até 1954, ano de sua morte (suicídio), e nesse meio tempo (1954-1956) governaram 3 presidentes provisórios (Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos), estes ajudaram para que os militares não tomassem o poder (se não me engano teve um deles que era a favor dos militares, mas tiraram ele da presidência provisória, pois eram contra a candidatura/posse de JK, fazendo com que se adiasse o golpe para 1964 quando Jango (João Goulart), que por atitudes contra a elite brasileira, sendo algumas reforma agrária e medidas que estivessem perto de serem socialistas na cabeça da elite e do exército forçaram aos militares tomarem o poder e dar início ao Regime Civil Militar. 
O governo de Juscelino Kubitschek foi de inegável caráter desenvolvimentista, constituido do Plano de Metas tendo participação na politica internacional expressivamente. Ajudou enviando tropas ao Egito em cooperação com as Nações Unidas para a paz no Congo em 1957. Com isso desencadeou a Operação Pan Americana (OPA) que, por meio de um programa de assistência econômica, procurava despertar os países latino americanos para o desenvolvimento. Enfrentou duas revoltas que partiram da aeronáutica, Jacaré Aranga e Aragarças.
JK construiu duas importantes usinas hidrelétricas para o Brasil, a usina de Três Marias e Furnas, e siderúrgicas Cosipa e Usiminas. 
Plano de Metas: Foi dado grande empenho à educação superior no país, bem como teve grande importância a reforma industrial, permitindo sistemas estaduais dessas modalidades.
Os investimentos estrangeiros no Brasil foram condicionados à abertura do país ao capital estrangeiro. Destaca-se nesse sentido, a instalação de empresas automobilísticas e de eletrodomésticos.
As consequências do Plano de Metas foram o endividamento externo e interno; crescimento da inflação e a concentração de renda. A decepção popular, no final do governo, provocou a eleição de um presidente da oposição, pela primeira vez no Brasil (Janio Quadros).
1 1 1