João resolveu poupar dinheiro da seguinte forma: R$ 5,01 na primeira semana,R$8,08 na segunda semana,R$11,15 na terceira semana, e assim sucessivamente,sempre aumentando o valor poupado em R$3,07 a cada nova semana.
Prosseguindo com esse padrão,o valor poupado por João na sexagésima sexta semana equivale, em reais,a:

A) 198,42
B) 201,49
C) 204,56
D) 207,63
E) 210,70

2

Respostas

2014-07-05T15:46:49-03:00
Olá ...olhando sua questão tentei fazer o cálculo da seguinte forma:

R$5,01 (valor da primeira semana) + R$202,62 (r$3,07 x 66 semanas)

202,62 + 5,01 = r$207,63 

É essa a resposta que tens ai ??? (r$207,63)

R$5,01 João já possuía é o capital inicial da poupança, certo ???
Isso somado as 66 semanas com a soma padrão de R$3,07 resulta na soma citada

A melhor resposta!
2014-07-05T15:58:56-03:00
Pelo contexto, dá pra entender que se trata de uma P.A (progressão aritmética) em que o A1 = 5,01; o valor de r = 3,07; e o valor de n= 66.
Como a questão quer saber o valo poupado na sexagésima sexta (66) semana, temos:
An = A1 + (n-1)*R
A66 = 5,01 + (66-1) * 3,07
A66 = 5,01 + 65*3,07
A66 = 5,01 + 199,55
A66 = 204,56

2 5 2