Leia o conto abaixo e responda a questão a seguir
Seis e quarenta, eu estava pronta. ``Já vou, mamãe!´´ Era a primeira vez que mamãe não me acompanhava. Estava cedo, mas tudo já devia estar pronto, é claro. Seis e cinquenta, Maria estava na porta e atrás dela dava pra ver tudo organizado. O bolo, os cartazes que tínhamos feito pra ela semana passada. Sete e meia e toda a galera já estava lá. Dançamos todas as músicas e cantamos também, certamente desafinados. Enquanto todos se refrescavam com bons goles de refrigerante, Igor segurou minha mão. Oito e quinze e as luzes se apagaram para Maria soprar as velas.
responda a seguinte pergunta de acordo com o texto
No conto lido, o narrador não deixa claro o que está acontecendo, mas de acordo com os elementos do texto, podemos identificar qual é esse evento. Retire do texto, fragmentos que provem qual acontecimento o autor está narrando e explique qual é
pf responda quem sabe e responda o maximo de pessoas pois essa tarefa vale de 0 a 10 na terceira etapa

2

Respostas

2014-07-05T23:23:39-03:00
"O bolo, os cartazes que tínhamos feito pra ela semana passada." Em festas de aniversário é comum ter bolo, pode também haver cartazes. "Oito e quinze e as luzes se apagaram para Maria assoprar as velas." O aniversariante apaga as velas que estão no bolo, depois de cantarem Parabéns à você.

Espero ter ajudado, e você pode acrescentar mais coisas se quiser.
1 4 1
tem certeza que é essa a resposta
A melhor resposta!
2014-07-06T00:03:08-03:00
[...mas tudo já devia estar pronto]
[...dava pra ver tudo organizado.]
[O bolo, os cartazes que tínhamos feito pra ela semana passada.]
[... a galera já estava lá. ]
[Dançamos todas as músicas e cantamos também...]
[...todos se refrescavam com bons goles de refrigerante...]
[...as luzes se apagaram para Maria soprar as velas.]
Todos os fragmentos retirados do texto mostra claramente que se trata de uma festa de aniversário para Maria que foi preparada com antecipação. [... tudo já devia estar pronto.] [...dava pra ver tudo organizado.] [O bolo, os cartazes que tínhamos feito pra ela semana passada.] (esses fragmentos mostram a organização para a festa) Também nesse último fragmento fala de bolo, um dos indicativos de aniversário, mas existem outras festas que ainda não sendo de aniversário temos bolo. Daí no último fragmento fala em apagar as luzes para Maria soprar as velas, concluindo portanto a ideia de aniversário: [...as luzes se apagaram para Maria soprar as velas.]. Fala também em se refrescarem com refrigerantes e músicas dançantes. [Dançamos todas as músicas ...]  [...se refrescavam com bons goles de refrigerante...]
Concluo ainda que só tinha jovens na festa, pois o texto mostra alguns indícios como: [
Era a primeira vez que mamãe não me acompanhava.]. Não se fala em adulto em nenhum momento, outro indício, fala-se apenas em refrigerantes, não tem referência a bebidas alcoólicas.    












2 4 2
você é professora ? pois preciso saber para não fazer errado
Sou farmacêutica, mas não tenha receio, isso aí está muito bem explicado, não tem segredo. Eu sempre fui muito boa em português.