Respostas

2014-07-05T22:32:08-03:00
É uma região maios ou menos plana de origem sedimentar, onde predomina o processo de acúmulo de materiais. Esses materiais são sedimentos compostos por cascalhos, areia, argila e outros. Os sedimentos são provenientes do desgaste e erosão das regiões mais elevadas. Existem dois tipos de planícies: 
Planícies costeiras ou litorâneas, situadas junto ao litoral e planícies continentais, situadas no interior do continente. As planícies continentais podem ser: lacustres, ou seja, originadas do entulhamento dos lagos; ou fluviais, originadas dos depósitos sedimentares deixados pelos rios
7 3 7
obrigado , era pra ser 5 votos mas sem querer coloquei 2
td bem
*tudo
A melhor resposta!
2014-07-06T10:26:11-03:00
Os Planaltos Cristalinos são formações datadas da época do Pré-cambriano (Arqueozoico e Proterozoico). É nessa época que ocorreu a formação de rochas como Gnaisse, granito e grafita, além da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. O Pão de Açúcar do RJ (Inselberg) também se formou a partir das rochas dos planaltos cristalinos durante o Arqueozoico.

Já no Proterozoico, houve a formação predominante das rochas que hoje utilizamos comumente em escala industrial, como o Cobre, o Manganês, a bauxita, o Ferro, entre outros.  

O Brasil se divide em Três regiões de Escudos Cristalinos (onde estão localizados os planaltos cristalinos):

ESCUDO DAS GUIANAS: Extremo Norte do Brasil
ESCUDO DO BRASIL-CENTRAL: Centro-norte do país
ESCUDO DO ATLÂNTICO: Centro-Leste do Brasil
3 3 3