01- Um
avião decola sob um ângulo de 30° com uma velocidade de 360m/s. Calcule a
altura desse avião após 2 segundos.








02- Uma escada apoiada em uma parede, num
ponto distante 2 m dos solo, forma com essa parede um ângulo de 60°. Qual é o comprimento
da escada em metros?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T08:18:53-03:00
30º             360m/s
X                2al
deves fazer multiplicação de forma cruzada porque estás diante duma proporção simples.
resolução
30*2=60
x*360=x360
logo x=60/360
x=0,166
1 5 1
2014-07-06T09:54:23-03:00
Olá

1-) 

Primeiro vamos descobrir a onde o avião está após 2 segundos:

A velocidade dele é de 360m/s, ou seja

360m ------------- 1 segundo
x metros ---------- 2

x = 720 metros
-------------------------

O avião percorre em linha reta 720 metros neste 2 segundos, fazendo com o solo um ângulo de 30, assim você tem um triângulo 30º,60º e 90º no qual o LADO OPOSTO A 90º MEDE 720 METROS e o LADO OPOSTO A 30º MEDE A SUA ALTURA QUE CHAMEMOS DE ''H', portanto basta fazer o seno de 30º:

seno30º = Cat.oposto/hipotenusa

1/2 = H/720

2H = 720

H = 360 metros, essa é a altura que o avião está em relação ao solo após 2 segundos

--------------------------------------------------------------------------

2-)

Bom, A escada está a 2 metros do solo, portanto essa é a altura em que ela se encontra e além disso ela forma um ângulo de 60º com a parede. Temos então novamente um triângulo 30º 60º e 90º no qual O LADO OPOSTO A 60º MEDE 2 METROS e o LADO OPOSTO A 90º MEDE ''X'' PORQUE É JUSTAMENTE O COMPRIMENTO DA ESCADA, sendo assim basta fazer seno60º

seno60º = Cat.oposto/hipotenusa

√3/2 = 2/X

x√3 = 4

x = 4/√3   (racionalizando fica:

x = 4/√3 . √3/√3 = 4√3/3 m

Portanto o comprimento da sua escada mede 4√3/3 metros 

obs: caso ele peça para adotar algum valor conveniente para a √3, é só substituir e fazer a multiplicação e depois a divisão normalmente, como a questão não disse nada resolvi deixar nessa forma! 

---------------------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!
A altura do avião é a mesma da velicidade?
* Velocidade
nesse caso é que foi uma coincidência ;)
ok...
A do Seleniolucas está errada?