Nas décadas de 1960 e 1970, o tecnicismo era a tendência que marcava a educação brasileira. A pedagogia tinha como pressuposto a neutralidade científica, o que implicava na racionalidade técnica, na eficiência e na produtividade.
A partir da ideia acima, analise as assertivas abaixo.
I - O curso de formação de professores passa por um empobrecimento do caráter humanista, especificamente os currículos das antigas escolas normais.
II - Na década de 1980, desenvolveram-se movimentos que marcaram a sociedade em todos os aspectos, principalmente no tocante à busca pela democracia e pela consciência cidadã.
III - Conforme a tendência tecnicista, as questões educacionais são pensadas a partir de uma visão dialética, ou seja, uma perspectiva que considera o homem como sujeito histórico, concreto, que transforma e é transformado ao mesmo tempo.
IV - "Instalou-se na escola a divisão do trabalho sob a justificativa de produtividade, propiciando a fragmentação do processo e, com isso, acentuando as distâncias entre quem planeja e quem executa." (VEIGA, 1994, pp.34-35).
Está correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II.
I, II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.

1

Respostas

2014-07-06T20:15:53-03:00
Respondi essa      I, II e IV.