12 – Um caminhão inicia a descida de um trecho da estrada em declive com velocidade de 54 km/h. Admitindo que o caminhão adquira uma aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s² e que o trecho de estrada referido tenha 100 m de extensão, a velocidade do caminhão, ao final do trajeto, será, em km/h, igual a
:a) 90 b) 100 c) 25 d) 72 e) 125

preciso da conta

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T14:31:22-03:00
Olá

Vamos organizar antes:

Vo = 54km/h = 15m/s
Vf = ?
a = 2m/s²
Δs = 100m

Usando a equação de torricelli temos que:

Vf² = Vo² + 2aΔS

Vf² = (15)² + 2.2.100

Vf² = 225 + 400

Vf² = √625

√Vf² =  √625

Vf = |25m|  < lê-se módulo de 25, como a velocidade nesse caso é positiva então consideraremos +25m/s, portanto alternativa ''C''

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!


7 3 7
2014-07-06T14:33:10-03:00
54~km/h = 15 m/s

Torricelli :

V^2 = Vo^2 + 2.a.d

V^2 = 15^2 + 2.2.(100)

V^2 =625

V =  \sqrt{ 625} =  25 ~m/s ~ou~ 90~km/h

ALTERNATIVA A)
5 5 5