Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T15:23:53-03:00
Olá

Bom, a nossa PG  é (4;12...) sendo assim a razão (dividi 12/4) é 3 e o nosso primeiro termo é 4:

a₁ = 4
q = ₃
------------------

O nosso a₃ é:

a₃=a₁.q² = 4.(3)² = 4.9 = 36

assim : 5.a³ é 5.36 = 180

-------------------------

O nosso a₅ é:

A₅ = a₁.q⁴
a₅ = 4.(3)⁴ = 4.81 = 324

assim 10.a₅ é : 10.324 = 3240

----------------------------

Portanto 5a₃ + 10a₅ é :  3240 + 180 = 3420

--------------------------

Qualquer dúvida só avisar

abraço!
1 5 1
2014-07-06T15:29:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 
Considere a PG(4, 12,...). Determine o valor de 5a3 + 10a5. Rta:3420 
 
 
  a1 = 4
  q = 3

a3 = 4.3^2 = 4.9=36

a5 =  4.3^4 = 4.81= 324


   5a3 + 10a5==> 5.36 + 10.324==> 180+3240==> 3.420